Make your own free website on Tripod.com

Pressupostos para o Ensino de Línguas Estrangeiras

Objetivos Gerais: Analisar diferentes teorias de aquisição de línguas que possam embasar o ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras; associar essas teorias à renovação de práticas de ensino

Objetivos Específicos: promover uma maior reflexão sobre a prática de ensino de cada um através da ampliação do embasamento teórico, o qual é reforçado por discussões e intercâmbio de experiências condizentes com a realidade geral do profissional de ensino de línguas estrangeiras. 


Fonética e Fonologia da Língua Inglesa

Objetivos gerais: capacitar o pós-graduando a manusear símbolos fonéticos bem como dominar as regras e padrões fonético-fonológicos da língua inglesa.

Objetivos específicos: capacitar o pós-graduando a reconhecer, produzir oralmente e transcrever símbolos fonéticos bem como dominar as regras e padrões fonético-fonológicos da língua inglesa. Paralelamente, o curso também visa desenvolver a fluência e aprimorar a pronúncia do aluno. 


Laboratório de Línguas

Objetivos gerais: capacitar o pós-graduando a reconhecer e produzir os sons e padrões fonético-fonológicos da língua inglesa. 

Objetivos específicos: capacitar o pós-graduando a distinguir e produzir oralmente os sons e padrões fonético-fonológicos da língua inglesa. As aulas pretendem desenvolver a habilidade de auto-monitoração e auto-correção de pronúncia, aprimorar a compreensão de linguagem oral Paralelamente, e promover a fluência do aluno no referido idioma. 

Prática Oral_ O Discurso do Professor de Língua Inglesa 

Objetivos Gerais: O curso objetiva capacitar o pós-graduando a instrumentalizar e adequar o seu uso da língua inglesa na sala de aula. 

Objetivos Específicos: O curso objetiva capacitar o pós-graduando a instrumentalizar o seu discurso como professor de Língua Inglesa. As aulas buscarão desenvolver, nos participantes, a habilidade de adequar sua fala de forma politicamente correta e humanisticamente apropriada à sua clientela, bem como dominar as funções comunicativas necessárias para ministrar aulas na língua-alvo.

Pesquisa, Didática e Educação:

Objetivos Gerais: Apresentar fundamentos teóricos da ação docente e do fazer científico, promover discussões para análise crítica de propostas para o ensino, partindo de aspectos da Didática Geral e direcionando o foco para questões relacionadas com o ensino de inglês como língua estrangeira, possibilitando, através de reflexões sobre a relação teoria e prática, o estabelecimento de olhares investigativos criteriosos que possibilitem a compreensão das natureza da produção do conhecimento e a elaboração de projetos de pesquisa. 

Objetivos Específicos: Analisar os aspectos históricos, sociais e pedagógicos da Didática enquanto disciplina e campo de estudo, focalizando a multidimensionalidade do processo de ensino-aprendizagem; pesquisar e analisar as práticas pedagógicas , especificamente as relacionadas com os processos de ensino-aprendizagem de língua inglesa na práxis escolar, contextualizando as dimensões metodológicas, sociais e política; identificar e refletir sobre os saberes do professor no contexto do seu desenvolvimento profissional, incluindo a capacidade de compreender e produzir novos conhecimentos, e consequentemente, o desenvolvimento de sua emancipação. (poderização). 


Estudos Gramaticais em Textos

Objetivos Gerais: considerando-se a variedade de tipos e formatos de textos em inglês hoje disponíveis para os alunos em jornais, revistas ou pela Internet, este módulo visa a explorar conceitos fundamentais da morfologia e sintaxe da língua inglesa - como formação de palavras, coesão textual e modalidade verbal - através do estudo de exemplares autênticos extraídos dessas e de outras fontes. 

Objetivos Específicos: esta disciplina tem como objetivo fornecer instrumentos de análise gramatical que contribuam para uma leitura mais eficiente de textos autênticos em inglês de diversas modalidades e formatos, bem como produção escrita. Através do trabalho prático de leitura e análise dos textos em sala de aula, o curso visa a abordar conceitos fundamentais de morfossintaxe e lingüística textual aplicados ao sistema gramatical da língua inglesa.

Leitura e Escrita

Objetivos Gerais: Refletir criticamente sobre o processo de ensino e avaliação da leitura e escrita em língua estrangeira.

Objetivos Específicos: proporcionar condições para que os professores possam refletir criticamente sobre as questões teóricas envolvidas no processo de ensino/aprendizagem da leitura e escrita em língua estrangeira de forma a ensiná-las e avaliá-las de forma mais adequada.

Planejamento de Cursos

Objetivos Gerais: descrever e analisar o desenvolvimento de um programa de ensino de língua estrangeira. 

Objetivos Específicos: examinar todas as fases que envolvem o planejamento de diferentes tipos de cursos de língua estrangeira, conforme as teorias e os princípios da Lingüística Aplicada. Analisar criticamente alguns planejamentos de cursos existentes no contexto de ensino brasileiro. Elaborar um planejamento de curso que seja transdisciplinar, contemplando os novos parâmetros curriculares propostos pelo MEC. 

Novas Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Língua Inglesa

Objetivos Gerais: Oferecer aos participantes um panorama geral das novas ferramentas tecnológicas disponíveis para o ensino de inglês como língua estrangeira presencial e à distância, bem como da articulação entre essas ferramentas e as principais teorias de aprendizagem norteadoras do uso dessas tecnologias e oferecer aos participantes a oportunidade de familiarizarem-se com essas ferramentas de forma prática e assistida.

Objetivos Específicos:  Ao final do curso, os participantes devem estar aptos a: 

· Procurar, selecionar e utilizar fontes de material para o ensino de inglês disponíveis na Internet que possam ser adaptados para a situação de ensino presencial

· Avaliar criticamente o conteúdo e o ferramental tecnológico disponível em CD-ROMs e sites de ensino de inglês e propor formas de integrar esses materiais ao currículo

· Planejar, executar e avaliar os resultados de atividades de ensino de inglês por meio da Internet

Avaliação e Preparação de Material Didático 

Objetivos gerais: reflexões sobre a filosofia - princípios, pressupostos e crenças - , que perpassaram o ensino de línguas estrangeiras ao longo da história, com vistas a estabelecer traços distintivos entre abordagens gramaticais e abordagens comunicativas nas atividades propostas em materiais de ensino. Análise de materiais didáticos de inglês e de português para estrangeiros disponíveis no mercado para avaliação crítica conjunta entre os participantes do contexto de sala de aula.

Objetivos específicos: considerar características de materiais de ensino de inglês e português para estrangeiros, explicitando com os alunos critérios para uma análise da abordagem de ensino implícita nos materiais, levantando-se justificativas teóricas que sintetizam uma concepção de linguagem humana e conceitos de ensinar e aprender línguas; incentivar os alunos a avaliar criticamente materiais já construídos visando a sua adoção e a construir parte de seus próprios materiais dirigidos a seus contextos pedagógicos específicos.

Experiências de Aprender Língua Estrangeira

Objetivos Gerais: Discutir com os professores de língua inglesa os tipos de atividades realizados com os alunos em sala de aula e em sua extensão (lição de casa, grupo de estudo).

Objetivos Específicos: A discussão e problematização dos diferentes tipos de atividades realizados com os alunos em sala de aula e em sua extensão permitirão ao professor relacionar método com a sua abordagem de ensinar assim como analisar diferentes experiências de aprender língua estrangeira. Consideramos método as experiências promovidas em sala de aula, ou seja, as maneiras de vivenciar a nova língua, de experimentar o que significa estar em contato com essa língua enquanto ambiente de comunicação, ambiente de aprendizagem de outros conhecimentos, enquanto ambiente onde se conhecem novas pessoas, onde se fazem amizades, onde se estabelecem novas relações (Fontão, E. 1997).

Avaliação de Desempenho

Objetivos Gerais: Refletir criticamente sobre a avaliação de desempenho (rendimento e proficiência) em língua estrangeira 

Objetivos Específicos: Oferecer subsídios para que os professores de língua estrangeira possam refletir criticamente sobre sua prática avaliativa e rever conceitos que a orientam.